Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Tirar ou não tirar as cutículas?

Eis a questão!
Pois é, queria começar esse blog com um assunto pra lá de interessante, pois vejo que não é hábito as pessoas não tirarem a cutícula, apesar de encontrar muita gente já aderindo. Eu, particularmente, não as tiro mais, acho que foi um conjunto de fatores que me levou a agir assim (verdadeiro pavor aos conhecidos "bifes", infecções dermatológicas, perigo de transmissão de doenças graves como hepatite B e C...). E outra coisa: há manicures e manicures! A esterilização TEM que ser realmente perfeita em equipamentos ideais para esse fim - estufa ou autoclave, na temperatura certa. Andreia Schunk, uma enfermeira de São Paulo, fez uma pesquisa com 100 manicures para sua tese de doutorado: descobriu que:

  • 0% lavava as mãos
  • 5% delas usavam luvas descartáveis
  • 7% utilizavam materiais descartados. 
  • 93% não utilizavam a limpeza prévia dos instrumentos

Percebeu-se também um nível muito abaixo de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos.

OMG! Isso é de apavorar... Sei não, acho melhor seguir um daqueles ditados populares que minha vó falava: "melhor prevenir do que remediar..." Rsss...


Vai que você decida optar em não tirar mais suas cutículas. Ok, mas o que fazer para deixá-las como nessa foto acima, lindas, escondidinhas e macias?
Hidratar, hidratar e hidratar muito. Achou pouco? Então hidrate mais uma vez! Várias vezes durante a semana. Existem nas boas farmácias e casas especializadas muitos produtos para esse propósito: cremes redutores de cutículas, canetas hidratantes e ceras, que com o tempo a sua pele ficará macia, fina e fácil de ser empurrada.
Óleo Johnson's, Creme Sephora, Bepantol, Mira Cuticle, Cera Nutritiva e Pomada Emoliente Granado e Vasenol.


Ah, uma última dica e o melhor, 0800: na hora do seu banho, empurre levemente a cutícula!
Dá resultado!

Bejos, chicas!

8 comentários:

  1. Valeu pelas dicas, Risa! eu como uma boa bióloga,morro de medo ao ir em manicures, e fico desesperada... ultimamente tenho levado meu alicate rsrs vou passar um tempo e ver se consigo manter minhas unhas bonitas sem tirar a cutícula... bjs Marcinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada minha linda! Amei sua participação e claro que sua dica será pesquisada e postada com muito carinho!!!
      Saiba que você mora em nossos <3 <3 4ever!
      Bjinhos

      Excluir
  2. Muuuuuito boa a sua dica!!! Eu também moooorro de medo de pegar alguma doença dessa forma.
    Gostei muito do seu primeiro post. Com seu conhecimento e seu bom gosto você vai longeeee!!! Parabéns pelo seu Blog e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que agradecer a você, por estar sempre me incentivando e levantando meu astral! E o meu sucesso é seu também, saiba sempre disso! E além do mais, juntas somos imbatíveis, filhota!
      Beijossssssss

      Excluir
  3. Mas que "garota" antenada!!! Achei o máximo seu Blog...
    É esse o caminho, pq nós amamos as dicas nas áreas que vc se propõe a nos ajudar...
    Arrasou na iniciativa!!!
    Sucesso garantido!!!
    bjinhos
    Solange Maciel Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha. NÓS somos garotas antenadas, não é Sol? Pois é, custei a me entregar, mas agora vai... Cheia de ideias borbulhando.. rsss... Obrigada, amiga, pela força e carinho de sempre! Será sempre bem vinda aqui também!

      Excluir
  4. Eu não as tiro já tem tempo, por todas essas razões citadas por vc.
    E depois que fiz mastectomia, fui proibida de tirar, por risco de infecção.
    E o bom é quase não tenho cutículas.
    Excelente matéria, serve de alerta, melhor prevenir do que passar por um problemão desses aí.
    Amei o Blog, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Sueli, eu passei a não tirar qdo me mudei para Campos e não achava uma manicure de confiança... Aí me vi no desespero com as cutículas imeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeensas (rs) e lancei mão dos cremes. Eu conhecia o da Avon, mas os outros só bem depois.
      Obrigada pelo carinho, Sueli! Espero que possa levar sempre posts bem interessantes para todos! Beijosssssssssssssss

      Excluir