Páginas

domingo, 29 de abril de 2012

Tirar ou não tirar as cutículas?

Eis a questão!
Pois é, queria começar esse blog com um assunto pra lá de interessante, pois vejo que não é hábito as pessoas não tirarem a cutícula, apesar de encontrar muita gente já aderindo. Eu, particularmente, não as tiro mais, acho que foi um conjunto de fatores que me levou a agir assim (verdadeiro pavor aos conhecidos "bifes", infecções dermatológicas, perigo de transmissão de doenças graves como hepatite B e C...). E outra coisa: há manicures e manicures! A esterilização TEM que ser realmente perfeita em equipamentos ideais para esse fim - estufa ou autoclave, na temperatura certa. Andreia Schunk, uma enfermeira de São Paulo, fez uma pesquisa com 100 manicures para sua tese de doutorado: descobriu que:

  • 0% lavava as mãos
  • 5% delas usavam luvas descartáveis
  • 7% utilizavam materiais descartados. 
  • 93% não utilizavam a limpeza prévia dos instrumentos

Percebeu-se também um nível muito abaixo de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos.

OMG! Isso é de apavorar... Sei não, acho melhor seguir um daqueles ditados populares que minha vó falava: "melhor prevenir do que remediar..." Rsss...


Vai que você decida optar em não tirar mais suas cutículas. Ok, mas o que fazer para deixá-las como nessa foto acima, lindas, escondidinhas e macias?
Hidratar, hidratar e hidratar muito. Achou pouco? Então hidrate mais uma vez! Várias vezes durante a semana. Existem nas boas farmácias e casas especializadas muitos produtos para esse propósito: cremes redutores de cutículas, canetas hidratantes e ceras, que com o tempo a sua pele ficará macia, fina e fácil de ser empurrada.
Óleo Johnson's, Creme Sephora, Bepantol, Mira Cuticle, Cera Nutritiva e Pomada Emoliente Granado e Vasenol.


Ah, uma última dica e o melhor, 0800: na hora do seu banho, empurre levemente a cutícula!
Dá resultado!

Bejos, chicas!